Descubra quais são os benefícios da aloe vera para a pele

A versátil aloe vera volta a ser protagonista de fórmulas cosméticas para o corpo todo

Texto: Marcela Rodrigues | Edição Outubro 2016

Planta do bem | <i>Crédito: Shutterstock/Lanks
Planta do bem | Crédito: Shutterstock/Lanks
De carona no movimento da beleza natural, que não para de conquistar adeptas, a aloe vera invadiu as prateleiras. Transparente, sem cheiro e com textura viscosa, é o gel, obtido no interior da planta – que talvez você conheça como babosa –, que faz dela um item tão desejado. “Ele é antioxidante, rico em água, aminoácidos e vitaminas”, diz a esteticista Roseli Siqueira, de São Paulo. “A ação tópica cicatrizante, anti-inflamatória, calmante e hidratante o torna versátil”, explica a dermatologista Patricia Silveira, do Rio de Janeiro. Não à toa o ativo está protagonizando fórmulas diversas, como hidratantes faciais, géis calmantes, sabonetes e máscaras capilares. 

IN NATURA 
Fácil de cultivar, a planta também é popular por ter sido, por muito tempo, a estrela das receitas caseiras de beleza. É seguro aplicar o gel diretamente na pele ou nos fios? Sim, garante a dermatologista. “Corte a folha junto ao caule (na parte mais grossa) e aplique o gel em queimaduras e picadas de insetos”, ensina Patricia. Nos cabelos, onde o ativo atua do controle da queda à hidratação, ela indica deixar o gel agir em todo o comprimento dos fios durante cerca de 30 minutos e, depois, lavar como de costume.

DIY: tônico calmante
Ingredientes
• 2 colheres (sopa) de gel de aloe vera • 6 colheres (sopa) de água mineralizada com sal rosa do Himalaia • 3 colheres (sopa) de infusão de rosas • 9 gotas de óleo essencial de alecrim • 3 gotas de óleo essencial de patchouli 

Modo de preparo
Para fazer a água mineralizada, dilua 3 colheres do sal em 100 ml de água morna. Para a infusão de rosas, ferva a água, desligue o fogo, coloque as pétalas limpas e deixe por 10 minutos. Misture as duas soluções com o gel de aloe vera, adicione os óleos essenciais e armazene em um frasco âmbar de 45 ml. O tônico dura uma semana na geladeira. Aplique no rosto sempre que desejar sensação de refrescância. 

Receita do blog Cosmetologia Do Bem

07/11/2016 - 09:04

Conecte-se

Revista Manequim