Massagem facial: movimentos que previnem e amenizam rugas

Saiba como evitar o aparecimento de rugas e linhas de expressão e amenizar as marcas já existentes por meio de movimentos que trabalham os músculos do rosto

Texto: Juliana Cazarine

Massagem facial | <i>Crédito: Shutterstock
Massagem facial | Crédito: Shutterstock
Segundo a fonoaudióloga Caroline Lamin El’Saman, criadora do Método de Rejuvenescimento Quântico, trabalhar a musculatura do rosto é tão importante quanto usar um bom cosmético anti-idade. “Faça manobras de alongamento facial sempre que aplicar seu creme de tratamento ou protetor solar, de duas a três vezes ao dia. Elas ajudam a reorganizar os músculos que utilizamos com frequência, o que favorece o rejuvenescimento”, garante. 

Testa lisinha
 Encoste os dedos uns nos outros – exceto os polegares – e posicione as duas mãos no centro da testa. Na direção vertical, deslize a mão direita até a raiz do cabelo e a esquerda em direção às sobrancelhas simultaneamente. Faça os movimentos de um lado a outro da testa cinco vezes. 

Olhar renovado
Posicione o dedo indicador no canto interno do olho e deslize-o contornando toda a região. Faça movimentos leves e não “arraste” a pele, principalmente na parte inferior aos olhos – onde concentram-se as olheiras. Pressione um pouco mais a parte superior. Repita o movimento cinco vezes em cada olho. 

Bochechas firmes
Encoste os dedos uns nos outros – exceto os polegares – e posicione as duas mãos no centro da bochecha. Com movimentos verticais, deslize uma das mãos em direção à boca e a outra até a orelha. Faça cinco vezes de cada lado. 

Pescoço relaxado
Posicione as mãos no centro das laterais do pescoço. Simultaneamente, deslize uma delas para cima e a outra para baixo. Repita o movimento cinco vezes alternando os sentidos.

28/09/2016 - 09:30

Conecte-se

Revista Manequim