Saiba como cuidar das sobrancelhas

Quando bem tratadas fazem toda a diferença para o rosto. Confira dicas de especialistas.

Redação Manequim

Sobrancelhas de aspecto natural | Crédito: JC Xavier (Divulgação) | <i>Crédito: Crédito: JC Xavier (Divulgação)
Sobrancelhas de aspecto natural | Crédito: JC Xavier (Divulgação) | Crédito: Crédito: JC Xavier (Divulgação)
Cuidar das sobrancelhas é tão importante quanto tratar das unhas, da pele e do cabelo. Afinal, elas valorizam o olhar e marcam (muito!) a personalidade e o temperamento de cada pessoa. Por isso, é preciso ficar atenta ao formato e aos cuidados que devem ser tomados para ter sobrancelhas adequadas para cada tipo de rosto. "Para ter sobrancelhas bem desenhadas e naturais, nada melhor do que respeitar as linhas naturais do rosto", afirma Lu Paravidino, maquiadora e design de sobrancelhas. 

Ela explica que é importante tirar os excessos, deixando as sobrancelhas mais uniformes e harmoniosas. "Não existe uma sobrancelha que está na moda ou que seja tendência. O que existe são olhares destacados por causa da sobrancelha bem feita da pessoa. O bom é aproveitar o design original e fazer apenas alguns retoques necessários", diz.

Confira algumas dicas de Lu Paravidino:
  • Para as mulheres que têm sobrancelhas grossas, tire os excessos e as mantenha limpas. Nunca afine o formato.
  • É melhor ter uma sobrancelha discreta e com aspecto natural.
  • As sobrancelhas nunca devem ser mais escuras do que a parte mais escura do cabelo.
  • É importante respeitar a anatomia, visagismo e harmonia do rosto. Busque a opinião de um especialista sobre o formato indicado. 
E o que fazer quando estão:

Falhadas: complete as falhas com um lápis, caneta ou com a paleta duo de cera e pó. “Caso você não tenha nenhum fio, faça uma base com uma sombra que se aproxime do tom da sua sobrancelha e esfume os cantinhos para deixar natural. Por cima, recrie os pelos, fio a fio, desenhando traços naturais”, ensina Suelen Johann, maquiadora sênior da marca O Boticário. 

Finas, curtas ou tortas: neste caso, é preciso corrigi-las e pintar mais a pele. O lápis tem boa fixação e resiste à oleosidade. “Para conseguir um efeito natural, aplique-o utilizando o pincel chanfrado, assim o resultado não ficará muito escuro”, sugere Mariana Ishizaka, maquiadora da marca Benefit. “Os delineadores em gel à prova d’água aderem bem à pele”, afirma. 

Ralas: é melhor trabalhar os pelos em vez de maquiar. Por isso, invista em um gel que dê volume. Mas, se você preferir maquiar, procure um produto em solução em um tom próximo da sua sobrancelha. “Coloque-o no dorso da mão e, com a ajuda de um pincel chanfrado, aplique em toda a extensão dos pelos. Depois, utilize uma máscara para cílios incolor ou penteie usando uma escovinha com um pouco de spray de cabelo”, explica Suelen. 

Sem definição: use um lápis com ponta fina para trabalhar com mais precisão e definir as sobrancelhas – seja fazendo traços finos, imitando pelos, ou definindo seu contorno. 

Rebeldes: “um gel específico para sobrancelhas fixa os pelos, resiste ao suor e à oleosidade e não esfarela”, garante Mariana. 

Brancas: opte por “tingi-las” com uma solução de sobrancelha do tom original dos seus pelos.

29/04/2017 - 15:25

Conecte-se

Revista Manequim