Seis sinais de deficiência de Vitamina D no seu organismo

Sinais da falta desse vitamina no corpo podem ser vão da dificuldade de emagrecer até falta de ânimo. Entenda

Por *Luciana Maluf, dermatologista e colunista de beleza

Vitamina D é essencial para um organismo saudável | <i>Crédito: Shutterstock
Vitamina D é essencial para um organismo saudável | Crédito: Shutterstock

 

Hoje constatamos que muitas pessoas estão deficientes desta que, na verdade, não é uma vitamina – é um hormônio esteróide. Alimentação incorreta é um dos fatores que impedem um nível ideal de vitamina D, mas o sol é fundamental para que o corpo mantenha níveis saudáveis de vitamina D. O ideal é expor-se pelo menos 10 a 15 minutos todos os dias, sem filtro solar àquele ‘sol amigo’ – antes das 10h e depois das 16h. Alimentos como peixes gordurosos (salmão, atum, sardinha), carnes vermelhas, ovos, leite e queijo, manteiga e feijões – também garantem um bom aporte da vitamina D. Na maioria da população faz-se necessária a complementação via oral deste ingrediente.

Ainda não há um consenso sobre os níveis ideais desta vitamina no organismo e só o médico poderá indicar a dosagem de suplementação mais adequada. A única forma de saber se você está deficiente de vitamina D é por meio de um teste sanguíneo, no entanto, existem sinais e sintomas que também alertam para o problema. 

Confira.

1 -Você se sente triste – A serotonina, o hormônio do cérebro associado ao humor, se eleva com a exposição à luz brilhante e diminui significativamente quando você não se expõe ao sol.

2 - Você tem 50 anos ou mais – À medida em que envelhecemos, a pele já não produz muita vitamina D em resposta à exposição solar e os rins tornam-se menos eficientes para converter a vitamina D em substâncias que o corpo possa utilizar.

3 -Você está com sobrepeso ou obeso/a – A vitamina D é uma espécie de hormônio solúvel em gordura, o que significa que a gordura corporal atua como um ‘ralo’ coletor dela. Se você está no sobrepeso, ou já sofre de obesidade, muito provavelmente você precisará de mais vitamina D.

4 - Seus ossos doem – A deficiência de vitamina D causa osteoporose nos adultos. Neste caso, ela provoca um defeito no processo de transformação do cálcio numa matriz de colágeno no esqueleto. Como resultado, aparecem as dores latejantes nos ossos.

5 - Suor na cabeça – Este é um dos primeiros e clássicos sinais de deficiência de vitamina D. Suor excessivo em recém-nascidos devido a uma irritabilidade neuromuscular é um dos sintomas de deficiência precoce de vitamina D.

6 - Você tem problemas gastrointestinais – A vitamina D é lipossolúvel, o que significa que problemas gastrointestinais que afetam a capacidade de absorver gordura pode ser uma baixa absorção de vitaminas solúveis em gordura - entre elas a doença de Crohn, a doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, e outras inflamações intestinais - são alguns dos problemas que podem afetar os seus níveis de vitamina D.


28/02/2017 - 12:30

Conecte-se

Revista Manequim