Três métodos para deixar a pele mais firme

Aprenda a combater os três sinais mais temidos do envelhecimento: manchas, rugas e flacidez

Texto: Redação Manequim

Cremes, maquiagens ou pílulas: opções para deixar a pele mais firme | <i>Crédito: iStock
Cremes, maquiagens ou pílulas: opções para deixar a pele mais firme | Crédito: iStock

Os efeitos do tempo na pele se manifestam basicamente de três maneiras: manchas, rugas e flacidez. E é nessas três frentes que se concentra a batalha da indústria de cosméticos e medicina estética. Atualmente, até mesmo a maquiagem virou tratamento, que, ao lado dos cremes, nutricosméticos e procedimentos em consultórios, tem ajudado a manter a pele mais bonita em cada idade.

MANCHAS: Não há uma idade específica para elas se instalarem no rosto, mas, em geral, a partir dos 20 anos já podem começar a ser notadas. A prevenção se faz com o uso de filtro solar, ainda o modo mais eficaz de preveni-las. Já instaladas, ácido retinoico, vitamina c e hidroquinona são os mais eficazes. No consultório, peelings químicos ou a laser são boas escolhas, mas definidas pelo médico.

FLACIDEZ: Por volta dos 40 anos é que começa a diminuição de colágeno, associada ao desarranjo das fibras elásticas e à perda do tônus muscular. Sol, estresse e cigarro ajudam a acelerar esse processo. Os cremes formulados à base de vitamina c e e ou ácidos são bons aliados para combater o efeito da gravidade no rosto. No consultório, os melhores resultados são conseguidos com as sessões de laser
fracionado, a radiofrequência e também o ultrassom.

RUGAS: As primeiras linhas de expressão podem começar a surgir a partir dos 20 anos, de acordo com a predisposição genética de cada mulher e o quanto ela se expôs ao sol ao longo da vida, sem proteção adequada. Em geral as mesmas substâncias que tratam a flacidez melhoram a aparência das rugas e previnem o aparecimento de novas. além do ácido retinoico e o ferúlico, vitamina c e e, os alfa-hidróxidoácidos também são bastante eficazes no tratamento. 

COMO CUIDAR: Na maquiagem, além das cores da moda, base, sombra e batom possuem elementos antioxidantes em suas fórmulas, que tratam a pele durante todo o dia, e filtro solar para prevenir os efeitos danosos do sol.  Já nos cremes, o conteúdo dos potinhos está cada dia mais poderoso com ativos que combatem os principais sinais de envelhecimento, na maioria das vezes, reunidos na mesma fórmula. Os resultados aparecem com o uso constante. Por fim, as pílulas, chamadas de nutricosméticos, que, em conunto com outros tratamentos, podem tornar a pele mais radiante, combater flacidez do rosto, prevenir manchas e até dar aquela esticadinha nas rugas.

 

 

20/03/2018 - 13:04

Conecte-se

Revista Manequim