Entrevista de emprego: o look ideal de acordo com a área de atuação

A aparência é determinante para impressionar em uma entrevista de emprego. A seguir, veja dicas para compor looks que transmitam confiança de acordo com a sua profissão

Texto: Gabí F. Souzä, consultora de imagem da Boucle

O look ideal para entrevistas de emprego de acordo com cada área de atuação | <i>Crédito: Shutterstock
O look ideal para entrevistas de emprego de acordo com cada área de atuação | Crédito: Shutterstock

Quem tem uma entrevista de emprego marcada prepara o currículo, pensa no que vai falar, separa referências, mas, em geral, só na última hora pensa no que vestir. Quem não considera o figurino um item importante precisa repensar. A aparência conta muitos pontos na entrevista, já que diz muito sobre como você se vê e como quer que as pessoas te vejam.

A aparência é parte da linguagem não verbal, ou seja, comunica para o mundo quem é você sem ter que dizer uma só palavra. Para que você não comunique a mensagem errada, veja dicas para se vestir para uma entrevista de emprego de acordo com o que pede cada uma das profissões abaixo:

Advogada: a área exige sobriedade e elegância

Um vestido preto de manga, com barra na altura dos joelhos é a melhor escolha. Para não expor as pernas, opte pela meia calça fio 15, 20 ou 40 na cor preta. Scarpins são essenciais, mas os saltos podem variar, dos 2cm até 10cm. Cinto para marcar a cintura e um colar de pedras ou perolas são escolhas clássicas.

Arquiteta: demonstre que sabe coordenar cores, formas e texturas

Opte pela calça de alfaiataria corte pantalona; é confortável e elegante. Blusa com decote canoa acentua o design do colar e a sandália adiciona "poder" ao contexto.

Artista visual: deve transmitir criatividade, descontração e conforto (mas sempre de forma profissional)

A calça de linho é uma excelente opção para unir conforto e elegância. Regata de cetim estampada, blazer de moletom de tom forte, rasteirinha e colar de contas pretas arrematam o visual com perfeição.

Babá/ cuidadora: deve demonstrar afetividade

Para compor um visual delicado, opte por peças rendadas de cor clara, como a blusa branca acima, calça de alfaiataria reta, blazer com estampa floral e sapatilhas nude.

Gerente corporativo: deve demonstrar seriedade e ao mesmo tempo acessibilidade

Camisa com estampa de bolinhas são clássicas e, por isso, uma ótima opção. Saia lápis, sapatilhas ou escarpins de bicos finos e acessórios que repetem a forma geométrica da estampa funcionam bem.

Gerente de varejo: deve transmitir dinamismo, inteligência e confiabilidade

A alfaiataria sempre é a melhor opção para o trabalho. Aqui, a sugestão é a calça e o blazer de core fortes (de preferência, da moda atual), blusa de listras, tênis casual e acessórios poderosos/ chamativos.

CEO: poder e luxo são as palavras-chave

Opte por peças de cores discretas que causam impacto através do design/ modelagem. Aqui, o cinto é o ponto focal do look composto por blusa canelada, saia lápis de alfaiataria, meia fio 40 preta e escarpins de camurça. A repetição do design do cinto cria um ritmo que se repete no brinco e na textura da blusa, o que garante um visual discreto, porém poderoso.

Diretora: o visual deve demonstrar liderança, confiança, força, criatividade e inteligência

As peças são clássicas, mas a cor tira a monotonia delas. Saia lápis verde água, blusa de seda creme, um belo colar de pedras grandes e um sapato poderoso criam um visual luxuoso e inteligente.

Professora: deve transmitir disciplina, liderança, acessibilidade e conhecimento

A saia lápis usada com sapatilha é a união perfeita para quem procura esse cargo. Blusa com estampa de listras, gravata e acessórios de cores neutras também funcionam muito bem. 

Engenheira: o cargo pede racionalidade, inteligência e conhecimento

A calça jeans modelo bootcut de lavagem homogênea, como a da foto, é a melhor opção para quem tem uma entrevista nessa área, pois está na linha tênue entre o conforto e o profissionalismo. Blusa regata azul, blazer preto e escarpins baixos com design geométrico completam o look.

RH: deve demonstrar acessibilidade, afetividade e liderança

A cor azul em predominância é bastante interessante para esta área. A blusa azul estampada pode ser usada com um cardigã de cor forte. Cinto e sapatos cor caramelo criam um “escape” do look tradicional corporativo.

Moda/ Beleza: precisa demonstrar dinâmica, cultura e conhecimento de cor, forma, estética e design

Opte por uma peça-chave exclusiva como essa jaqueta de seda com estampa floral e junte com uma peça clássica, mas que tenha um toque contemporâneo, como a saia lápis vermelha. As sapatilhas de bicos finos trazem conforto ao look sem deixar de lado a elegância.

Tecnologia da Informação: o look deve demonstrar criatividade, funcionalidade, dinamismo e comprometimento

A geometria é amiga da racionalidade, por isso, opte por peças com estampas geométricas ou acessórios com design geométrico. Aqui, blusa, brincos, anel e sapatilhas têm design e cortes geométricos.

Marketing: descolada, cool e antenada são as palavras-chave para construir o figurino

Calça de alfaiataria, camiseta estampada, blazer de cor forte e colar chamativo são misturas ousadas que demonstram conhecimento cosmopolita.

Jornalista: deve demonstrar dinamismo, inteligência e cultura

A calça jeans modelo bootcut de lavagem homogênea é um clássico do contemporâneo e fica muito bem junto a peças como camiseta estampada usada com blazer e colar de pérolas. É o famoso clássico-contemporâneo. 

Saúde: deve transmitir confiança, inteligência, respeito e tradição

A área da saúde é bastante tradicional, por isso, opte por peças clássicas em cores neutras como branco, marinho, cinza e marrom. A saia lápis usada com escarpins e blazer cria um visual tradicional e elegante ao mesmo tempo. Opte por uma blusa de seda e acessórios com design moderno para não ficar careta.

Secretária: o look tem que inspiram dinamismo, responsabilidade, elegância e acessibilidade

Opte por uma camisa de tecido leve, calça jeans de lavagem escura e escarpins de saltos baixos, médios ou altos.

31/05/2016 - 13:57

Conecte-se

Revista Manequim