9 dicas para acabar com as bactérias

MANEQUIM conversou com o médico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, sobre os cuidados que devemos ter para eliminar qualquer contaminação em casa. Confira!

Texto: Camila Suares | Edição Novembro 2016

9 dicas para acabar com as bactérias | <i>Crédito: Shutterstock
9 dicas para acabar com as bactérias | Crédito: Shutterstock
1- Atenção redobrada na cozinha
Qual é o cômodo com maior concentração de bactérias? Se você pensou no banheiro, errou. É a cozinha! “Frutas, hortaliças, carnes, plantas e até animais de estimação passam por lá. As pessoas abrem a geladeira, cozinham, lavam a louça. Tudo no mesmo lugar!”, lembra Roberto.

2- Troque a esponja 
Se você fosse uma bactéria não ia querer estar em um local que tivesse água, alimento e esconderijo? “Minha dica é comprar uma esponja que tenha prata iônica. Essa substância vai desinfetando automaticamente. Mesmo assim, fique atenta: a duração é de no máximo uma semana”, diz o doutor.

3- Conserve a máquina
Use vinagre branco no lugar do amaciante. Não fica cheiro, não agride o ambiente, deixa as roupas limpas e ainda higieniza a máquina. Se você não abre mão do cheirinho, pingue uma gota de essência para garantir o aroma.

4- Elimine os ácaros
Para higienizar os bichos de pelúcia, coloque-os dentro de um saquinho e ponha no freezer por oito horas.

5- Prefira o escorredor de louça
O pano molhado tem um milhão de bactérias a mais do que o vaso sanitário de um banheiro público! “A bactéria vive 24 horas, mas, se ela estiver em um ambiente úmido, como o pano de prato, dura 48 horas”, afirma. É importante lembrar que se esse pano for para a máquina junto com outras peças, elas podem ser contaminadas por essas bactérias. Portanto, antes de lavar o pano, ferva-o por três minutos e passe desinfetante.

6- Ventile o guarda-roupa
Itens como casacos pesados, que podem ser usados mais de uma vez antes de lavar, devem ser ventilados antes de serem guardados. “A pior coisa do guarda-roupa é a porta! Se ficar abafado, a umidade aumenta e cria bolor”, alerta o especialista. Essa dica também vale para os sapatos. Além de ventilá-los, faça saquinhos de tule com bicarbonato e coloque dentro deles.

7- Potencialize o detergente
Adicione uma colher de sopa de vinagre branco em um frasco de detergente. Além de deixar os recipientes mais limpos e com brilho, essa mistura aumenta o rendimento do produto.

8- Higienize os armários
Limpe o armário com vinagre branco ou bicarbonato uma vez por semana: misture 50% do produto e 50% de água. Dica: use a calça jeans ao menos cinco vezes antes de lavar, para garantir que esteja completamente seca. O motivo? O ressecamento mata as bactérias que poderiam se reproduzir no tecido úmido.

9- Cuidado com as roupas íntimas
Você aproveita o banho para lavar a calcinha? Saiba que esse hábito pode provocar irritações, corrimentos, coceiras e alergias. Para limpar adequadamente as roupas íntimas, é preciso tomar certos cuidados. Não é proibido lavar no chuveiro, mas não deixe secando no boxe. E prefira usar um produto específico para lavagem de roupas, como o sabão em pó.

09/12/2016 - 09:00

Conecte-se

Revista Manequim