Como preparar seu closet para o inverno

Personal organizer dá dicas para deixar seu guarda-roupa mais fácil para a nova estação

Texto: Redação Manequim

Embale as roupas de verão na parte mais alta do armário | <i>Crédito: Divulgação
Embale as roupas de verão na parte mais alta do armário | Crédito: Divulgação
A menos de um mês do inverno, o frio já chegou e está cada vez mais difícil tirar o biquíni do armário, a sandália, o vestido... E a tendência é piorar. Então pra que ocupar espaço com o que você não vai usar pelos próximos meses? Foi pensando nisso que a personal organizer Carol Rosa separou algumas dicas para fazer uma inversão no guarda-roupas e deixar à vista as malhas, calças e botas para facilitar na hora de sair de casa e não perder tempo procurando aquilo que você mais precisa. 
 
A primeira delas é colocar para arejar as roupas de frio que estavam guardadas há muito tempo antes de reacomodá-las no guarda-roupas. Aqui, vale o cuidado para que as peças não fiquem ao sol! A ideia é que elas já tenham sido lavadas antes de serem guardadas. E, assim, não precisem passar pelo processo novamente. Mas, se ainda persistir aquele cheiro de armário, vale lavar a peça em casa ou mandar para a lavanderia mais uma vez. "A recomendação de lavar antes de guardar é para evitar mofo ou alguma mancha definitiva. Se você não reparou que a peça estava suja e ela ficou guardada por muito tempo, a sujeira pode não sair mais. Por isso, na dúvida, lave sempre antes de guardar por um período maior", aconselha Carol Rosa. 
 
A segunda dica é olhar com calma para o armário e ver o que dali você não irá usar pelos próximos meses. Vale deixar uma ou duas peças de calor para uma possível virada no tempo, mas não precisa, por exemplo, manter todos os vestidos de verão, calças leves ou rasteirinhas "à mão". É bom aproveitar o espaço que estão ocupando para vestidos de malha, calças de veludo ou camurça e botas. Os calçados de inverno ocupam mais espaço e, por isso, pode ser melhor colocar as sandálias ou plataformas em caixas próprias, com respiro. Elas podem ser acomodadas debaixo da cama ou na parte mais alta do armário. "Esses sapatos são diferentes dos de festa, por exemplo, que você pode, eventualmente, usar em qualquer estação. Eles, provavelmente, só serão necessários no fim de agosto, começo de setembro", explica a personal organizer. 
 
Já com as peças que serão colocadas no closet separadas e o espaço liberado, é hora da arrumação. A dica aqui é dobrar roupas de malhas, mais pesadas, que, se penduradas, podem danificar. As calças podem ser acomodadas em cabides. E as botas podem ser colocadas deitadas na sapateira ou, se houver espaço para ficarem de pé, mantidas dessa forma, com preenchimentos próprios para o calçado dentro para não abalar a estrutura. 
 
A última dica é o cuidado com o que será guardado. Vale a repetição: tudo deve ser lavado antes de vedado. Depois, é possível colocar as roupas de verão em caixas de tecido, malas ou na parte mais alta do armário. Mas é importante que, independentemente do local, tudo seja embalado em saco de TNT ou plástico a vácuo. Também vale deixar um antimofo junto às roupas e até aos sapatos para protegê-los. Para finalizar, a Carol Rosa chama a atenção para os biquínis. "É muito importante que eles estejam extremamente limpos quando forem guardados ou corre o risco de ficarem amarelados ou com o elástico esgarçado ao longo do tempo", conclui.  
 
Sobre a Carol Rosa 
Carol Rosa é formada em Administração de Empresas. Atuou na área financeira por 7 anos, até que descobriu que a paixão por organização poderia se tornar profissão. Ela, que sempre ajudou as pessoas a fazer mudanças e a organizar o dia a dia, resolveu investir na própria empresa. Especializou-se como personal organizer pela OZ, filiada à National Association of Professional Organizers (NAPO), referência mundial na área. Há 6 anos no mercado, atende clientes em todo o Brasil.
 
Entre os serviços prestados estão a organização de armários e closets, quartos de bebês, cozinha e despensa, louças finas, treinamento de empregadas domésticas, assessoria em compras, arrumação de mudanças. Mais do que organizar a casa das pessoas, Carol Rosa acredita em melhorar a qualidade de vida, a gestão do tempo e o conforto dos seus clientes. 

30/05/2017 - 15:20

Conecte-se

Revista Manequim