Descubra como transformar uma camisa em uma a blusa ombro a ombro

Era uma vez uma camisa básica que se transformou em uma febre fashion: a blusa ombro a ombro. A missão, que não exigiu molde nem técnicas elaboradas, foi executada pela artesã Chris Basilio, sócia do Atelier Co.sturando, de São Paulo

Revista Manequim | Edição Fevereiro 2017

Descubra como transformar uma camisa em uma a blusa ombro a ombro | <i>Crédito: Rogério Pallatta
Descubra como transformar uma camisa em uma a blusa ombro a ombro | Crédito: Rogério Pallatta
Como fazer

• PASSO 1 
Estenda a camisa fechada (aliás, mantenha os botões fechados durante todo o processo!) com os braços abertos em uma mesa. Faça uma linha reta de ombro a ombro na frente da camisa entre o primeiro e o segundo botão. Se a sua peça tiver uma pala – recorte na altura dos ombros – nas costas, sua linha deve ficar exatamente abaixo dessa pala. Para que não fique um bico quando for passar o elástico, faça um corte arredondado nas pontas da linha do ombro. 

• PASSO 2 
Agora remova essa parte de cima, pois usaremos apenas a de baixo para a blusa. Descosture o primeiro botão e alfinete o tecido como se ele estivesse fechado. Para medir a quantidade de elástico necessária, posicione o elástico ao redor dos seus ombros (onde a blusa deverá ficar). Não deixe muito frouxo, dê uma leve tensionada quando fizer a volta. 

• PASSO 3 
Corte na medida e costure (de maneira bem reforçada!) encontrando as duas pontas soltas do seu elástico. 

• PASSO 4 
Divida o elástico em quatro partes iguais marcando com um alfinete. 

• PASSO 5 
Faça o mesmo na camisa. Agora, utilizando as marcações, alfinete o elástico na parte de dentro da peça, bem rente ao corte do decote. O elástico será menor que o decote, mas tensione-o para unir as marcações e, depois de alfinetado, é hora de costurar! 

• PASSO 6 
Sem tirar as marcações dos alfinetes, passe uma costura na máquina reta ou overloque para unir elástico e tecido. Para fazer a barra da camisa vire uma vez o elástico para dentro e faça uma costura reta no final do elástico por toda a volta. Mantenha o elástico bem tensionado durante a costura e pronto! Sua camisa agora é uma linda blusa ombro a ombro!

01/03/2017 - 14:38

Conecte-se

Revista Manequim