Faça você mesma: bola natalina em crochê

Ainda dá tempo de renovara decoração de Natal com ideias criativas. A sugestão da artesã paulistana Natalia Nogueira, do Ateliê Artesanati, são as bolas com capa de crochê. Divertidas, elas atualizam a tradicional árvore

Texto: Redação MANEQUIM

Crochê renova e deixa a decoração de Natal aconchegante | <i>Crédito: Natalia Nogueira
Crochê renova e deixa a decoração de Natal aconchegante | Crédito: Natalia Nogueira


Aprenda o passo a passo para reproduzir a bola natalina em crochê. A dica da artesã Natália Nogueira*, autora da peça, é abusar das cores. 

"Você pode fazer cada volta de uma cor diferente ou alternar entre duas cores. Também fica charmosa se tiver um fio brilhante, dourado ou prateado", diz. Ela ensina:

Pontos utilizados: ponto alto e ponto baixíssimo

Materiais: agulha de crochê número 3,5mm- fios de algodão e lã coloridos- bola de isopor 8 cm ou 10 cm de diâmetro, agulha de tapeçaria

1º volta: Iniciar com o anel mágico , fazer 1 ponto alto e uma correntinha, totalizando 9 pontos altos, fechar com o ponto baixíssimo.

2º volta: fazer 2 pontos altos e 1 correntinha em cada espaço do ponto anterior, chegando no final da volta com 18 pontos altos, finalizar a volta com ponto baixíssimo.

3º volta: fazer 3 pontos altos e uma correntinha,  em cada espaço da volta anterior, totalizando em 27 pontos altos, finalizar com ponto baixíssimo.

4 volta: Repetir a volta anterior. Continua com 27 pontos altos. Finalizar com ponto baixíssimo.

Neste momento, coloque a bola de isopor dentro e veja se está tudo certo. O tamanho está bom?

5º volta: repetir a volta anterior. Continuamos com 27 pontos altos.

* Não se esqueça que a cada conjunto de pontos altos deve ser feita uma correntinha.

Atenção: esta capa de bola é feita em duas partes, ou seja, confeccionamos a receita acima 2 vezes. O detalhe dourado é exatamente onde unimos as peças. Assim não precisamos crochetar com a bola dentro (isso é muito complicado, rs).

Com as duas peças separadas verifique se o tamanho está correto para a sua bola, caso queira fazer uma bola menor, só precisa reduzir o número de pontos altos dentro do anel mágico e diminuir a quantidade de voltas. Se quiser uma bola maior, aumente o número de pontos altos dentro do anel e também a quantidade de voltas, até ficar adequado.

A costura que une as duas peças deve ser feita de modo que não apareça, tente usar a mesma cor de fio. Faltando 5 cm para finalizar a costura, coloque a bola dentro e termine esse arremate.

Para fazer a alça, execute 10 correntinhas e junte-as à primeira correntinha com um ponto baixíssimo, assim formará uma alcinha, com a agulha de tapeçaria aplique a alça no topo da bola. Com os fios que usará para dar um nó aproveite e faça um lacinho.

*Natalia Nogueira, 29 anos, artesã, formada em Artes Plásticas pela UNESP, e pós graduanda em Moda pela UEL. Pesquisadora da área de artesania, design e moda, é idealizadora do ESCAMBO HANDCRAFT, evento de trocas de materiais para artesanato em São Paulo. Mas é em seu ateliê, o Artesanati, que ela produz peças em crochê e bordado.

 

06/12/2016 - 10:05

Conecte-se

Revista Manequim