Faça você mesma: detergente natural

Fórmula, usada pela estilista Flavia Aranha em usas peças de algodão orgânico e tingimento natural, é sustentável e evita o desbotamento da roupa

Texto: Redação Manequim*

Detergente natural | <i>Crédito: Caio Ramalho
Detergente natural | Crédito: Caio Ramalho

O hábito de fazer em casa itens que usamos no dia a dia tem muitas vantagens: sabemos exatamente cada ingrediente da fórmula em questão ( ou seja, podemos escolher ativos naturais e que não sejam nocivos à saúde da nossa família e ao meio ambiente), é mais barato (uma vez que podemos controlar a quantidade e evitar o desperdício) e sustentável, pois evita mais um plástico no lixo. Como é livre de componentes derivados do petróleo, dificilmente causa reações alérgicas. E, claro, o ato de fazer algo com as mãos é quase uma terapia.

No ateliê da marca Flavia Aranha, especializada em tecidos naturais e orgânicos, e tingimento artesanal, até o detergente é feito artesanalmente e respeitando os conceitos do slow fashion.

É que a primeira etapa dos processos de tingimento natural aqui no ateliê é a purga. Limpar bem a fibra garante que o tingimento fique uniforme e que a cor penetre bem no tecido. Então, diariamente, a equipe da loja opta por fazer essa lavagem utilizando um detergente natural que é feito aqui mesmo.

A receita abaixo, a que é usada no ateliê da estilista, rende aproximadamente 3 litros e também pode ser usada para lavar louça e roupas. 

Detergente natural 

Material

200 g de sabão de coco natural em barra (verifique no rótulo a composição do sabão, deve conter somente sabão de coco, ou similar)
50 ml de álcool
3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
3l de água
10 ml de óleo essencial, como limão (opcional)

Modo de preparo

Coloque para ferver os 3L de água. Enquanto a água ferve, rale ou pique os 200g do sabão de coco. Adicione os pedaços de sabão à água fervendo e mexa até que eles se dissolvam. Adicione os 50 ml de álcool à panela. E depois as 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Se for de seu interesse este é o momento para adicionar o óleo essencial de sua preferência

Mexa tudo durante 5 minutos e deixe descansar por uma hora. Coloque em um recipiente limpo e o detergente estará pronto para uso!

* A receita foi publicada no blog Flavia Aranha.com

21/03/2017 - 14:30

Conecte-se

Revista Manequim