Oito dicas de como cuidar bem das suas peças de couro

Já que o material está em alta, solucionamos aqui as maiores dúvidas quando o assunto é lavar, guardar e até passar roupas e acessórios feitos do tecido. Suas peças vão parecer sempre novinhas em folha!

Texto: Redação Manequim

Veja as dicas de como conservar bem a sua peça de couro | <i>Crédito: Vitor Pickersgill
Veja as dicas de como conservar bem a sua peça de couro | Crédito: Vitor Pickersgill
1. Como evitar vincos?
O couro marca com grande facilidade; por isso, nunca dobre as peças. Para não criar vincos em uma bota de cano alto, por exemplo, preencha o cano do acessório com papelão, assim ela vai ficar sempre esticada. A melhor opção para cintos é pendurá-los pela fivela, deixando-os sempre retos. E nunca prenda ganchos ou pregadores diretamente nas peças.

2. Qual é o cabide ideal?
Roupas de couro costumam ficar deformadas quando mal guardadas. Casacos e jaquetas feitas com o material são pesados, prefira pendurá-los em cabides para peças robustas, que são maiores e mais espessos, e aguentam bem o peso.

3. E se eu tomar uma chuva?
Nunca guarde o couro molhado, nem que ele esteja só um pouquinho úmido. Retire o excesso de umidade com uma flanela seca e, depois, deixe secar ao ar livre em local com sombra durante um dia inteiro.

4. Como limpar?
O couro nunca deve ser lavado – somente a seco e em uma lavanderia. Limpar uma ou duas vezes por ano é o suficiente (após o inverno é uma boa pedida).

5. Por que ele mofa?
Isso acontece quando a peça fica guardada em lugares fechados ou dentro de plásticos e caixas. O ideal é que tanto roupas quanto sapatos fiquem longe da umidade e em locais ventilados. Para evitar o mofo, deixe a peça “respirar” de vez em quando mantendo
a porta do armário aberta. Se precisar guardar os sapatos em caixas, prefira as que têm furinhos.

6. É preciso hidratar o couro?
Sim. Quando uma peça de couro fica esbranquiçada, é sinal de que já passou da hora de hidratar. Para evitar o problema, aplique produtos específicos para a hidratação do couro a cada dois ou três meses.

7. E se aparecer uma mancha?
Existem muitas “receitas da vovó” para limpar e remover manchas de couro, mas, como o material é supersensível, o mais recomendado é usar produtos próprios para essa finalidade. Você encontra uma grande variedade de removedores de mancha à venda em supermercados, armarinhos, sapatarias e até lojas de acessórios automobilísticos, que comercializam produtos para bancos de couro.

8. posso passar com ferro?
Se você não encostar o ferro diretamente na peça, tudo bem. Use um pedaço de papel-manteiga ou um pano de prato entre o ferro e o couro para proteger. E nunca deixe a temperatura passar de 40 °C. Vapor? Nem pensar! Na dúvida, leia as instruções da etiqueta ou procure uma lavanderia.


01/04/2017 - 14:00

Conecte-se

Revista Manequim