Saiba como alongar e encurtar o molde

Para quem não tem tanta intimidade com o universo da costura, alterar o tamanho de uma peça é uma grande dúvida. E mudar corretamente sua altura é um dos passos mais importantes

Texto: Redação Manequim

Como alongar e encurtar moldes | <i>Crédito: Lamb Taylor
Como alongar e encurtar moldes | Crédito: Lamb Taylor

COMO ALONGAR

Quando é necessário deixar uma roupa mais comprida, o trabalho compreende cortar o molde, separar as partes de acordo com as medidas, colar um papel extra sob a folha e redesenhar as linhas para que as novas alterações criem a forma desejada. 

Corte a peça ao longo da linha de alteração, que pode ser a dupla, azul ou cinza, de acordo com o molde. Na revista MANEQUIM, ela aparece simbolizada por uma seta com uma pequena bola no centro.



Em uma tira de papel extra, desenhe duas linhas paralelas, separadas pelo valor do aumento que você deseja fazer. Posicione as marcas do corte do molde com essas linhas. Use uma régua para verificar se elas estão exatamente no mesmo lugar em todas as partes. Prenda a tira do papel extra no molde com fita adesiva ou alfinetes, cheque as medidas e corte em seguida.




COMO ENCURTAR

As reduções estão ligadas a dobras e pregas no papel da peça. Um dos segredos é prestar atenção para que nenhum excesso de papel cause dobras, pregas ou outro tipo de volume. Isso pode alterar a forma do molde no momento de passá-lo para o tecido.

Desenhe uma linha paralela com a mesma extensão da linha de alteração. A quantidade que será diminuída é a distância que a nova linha deve ter da linha de alteração.

Dobre a linha de alteração para baixo da linha recém-desenhada, encurtando o molde, e verifique se elas estão realmente alinhadas, sem ondulações ou outros tipos de falha.


Prenda as partes com alfinetes ou fita adesiva. Se o encurtamento deixar dentes no molde, desenhe as arestas de corte mais uma vez para voltar às linhas originais suavemente. Depois, corte o molde.

11/04/2017 - 12:46

Conecte-se

Revista Manequim