Saiba como transformar seu tecido liso em plissado e curta a tendência!

Eles estão de volta e também podem ser feitos em casa. Com uma técnica simples e rápida você pode entrar agora nessa moda

Veja como transformar seu tecido liso em um plissado em casa! | <i>Crédito: Getty Images
Veja como transformar seu tecido liso em um plissado em casa! | Crédito: Getty Images
Os modelos plissados, que dão leveza e suavidade ao look, nunca saem de moda. Eles aparecem em saias, blusas, vestidos e também
em detalhes de barrados, golas e mangas. Para fazer uma roupa usando essa técnica, recomenda-se calcular o triplo de tecido que seria necessário a uma versão lisa. 

O material sintético é o melhor para fixar os vincos; a seda e o algodão puros até ficam com as pregas, mas normalmente elas saem na primeira lavagem. A técnica do plissado já fez muito sucesso nas décadas de 1920 e 1950, mas tem sua história com um pé no Egito e o outro na Grécia.

COMO PLISSAR EM CASA
Com ingredientes baratos e fáceis de encontrar, é possível aplicar a técnica em tecidos variados 

MATERIAIS
Ingredientes necessários para plissar 1 m de tecido:
*1 m de tecido sintético, como organza ou chifom
*6 folhas sulfite tamanho a2, gramatura 40
*3 pacotes de gelatina incolor sem sabor
*2 xícaras (chá) de álcool líquido
*2 xícaras (chá) de água fervente
*2 xícaras (chá) de água fria
*50 cm de morim (tecido com tramas abertas)

1 - FAÇA O MOLDE
Una as folhas de sulfite pelas bordas com cola branca no tamanho exato do tecido que vai usar. Em seguida, use um lápis para traçar linhas com a mesma largura do plissado. No exemplo, usamos intervalos de 3 cm entre elas

COMO MONTAR
A cada dois traços contínuos, risque dois pontilhados. a primeira linha pontilhada deve ser dobrada para cima e a segunda para baixo, dando forma às pregas.




2 - PREPARE A MISTURA
Despeje a gelatina em pó em um balde que comporte o tecido. Adicione a água fervente aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Depois que dissolvê-la, coloque a água fria e então o álcool. Coe o líquido no morim para tirar eventuais bolinhas de gelatina.



3 - MERGULHE O TECIDO
Deixe-o descansar submerso na mistura por 15 minutos. Depois, esprema-o para tirar o excesso do líquido. Abra o molde de papel
com as pregas totalmente planas e cubra-o com o tecido molhado. Tenha cuidado para alinhá-lo com perfeição. Se sobrar nas bordas, deixe para cortar no final.



4 - REFAÇA AS PREGAS
Aos poucos, dobre o tecido molhado seguindo os vincos do papel. A tendência é que o molde grude na superfície, então tenha cautela para não rasgá-lo. Puxar um pouco de cada vez facilita o trabalho.




5 - PASSE O TECIDO
Coloque um pano fino sobre o material dobrado e passe com ferro em temperatura média para fixar bem os vincos. A melhor opção é deixar secar ao natural, mas, se estiver com pressa, use o secador de cabelo com cuidado para não desfazer as pregas.




6 - RETIRE DO MOLDE
Durante a secagem, passe o ferro por mais três ou quatro vezes para que as pregas fiquem bem marcadas. Quando estiver totalmente seco, retire o tecido do molde e estará pronto. Agora é só fazer a sua peça.




06/02/2017 - 17:00

Conecte-se

Revista Manequim