Aposte no estilo total jeans

Ele não sai de moda, a gente sabe! Nesta temporada, porém, mix de lavagens, texturas e modelagens da passarela revelam um jeans do jeito que você nunca viu. Surpreenda-se!

Texto: Marcela Rodrigues | Edição Março 2017

Febre jeans | <i>Crédito: Paulo Santos
Febre jeans | Crédito: Paulo Santos
Costurando 
“Ao costurar um jeans tradicional, ou seja, mais grosso, certifique-se de que a sua máquina aguenta a quantidade de camadas (barras, dobras, cós...). Se necessário, antes, passe essas partes com ferro para assentar o tecido e torná-lo mais compacto”, diz Marjorie Campos, professora do núcleo de modelagem da Sigbol Fashion. “Em algumas dessas áreas a máquina pode não aguentar perfurar e o processo deverá ser feito manualmente, rotacionando o volante da máquina com cuidado, percebendo se a agulha consegue atravessar o tecido”, completa.

Nos detalhes 
“O jeans pede agulhas mais grossas e de ponta tipo lança, que são mais cortantes, podendo variar entre as numerações 14 a 22, dependendo do jeans e da costura a ser feita e da linha que está sendo utilizada”, diz Marjorie. Para cortar o jeans não há segredo. Respeite o sentido do fio do tecido em todas as peças para que não haja mudanças de tonalidade. O jeans tende a desfiar muito, portanto um acabamento em zigue-zague, ponto overloque ou até mesmo com viés é indispensável nas partes internas da peça”, aconselha Marjorie.

Preservar
Lavar demais desbota seu jeans. A boa notícia é que nem sempre você precisa de água para higienizá-lo. Voltou de uma festa e ele ficou cheirando mal? Borrife vinagre branco e deixe arejando no varal por duas horas. Se ele não tem manchas e sujeira grossa, coloque em um saquinho vedado e leve ao freezer por 12 horas.

05/04/2017 - 11:00

Conecte-se

Revista Manequim