Confira dicas fáceis para deixar seu guarda-roupa impecável

Veja como ter um espaço organizado, prático e limpo na hora de guardar suas roupas, sapatos e acessórios

Texto: Redação Manequim

Veja dicas úteis para deixar seu guarda-roupa limpo e organizado | <i>Crédito: iStock
Veja dicas úteis para deixar seu guarda-roupa limpo e organizado | Crédito: iStock
O grande segredo de um bom guarda-roupa é sua limpeza e organização. É preciso que, na hora de abrir as portas, você consiga encontrar facilmente as peças que mais usa, - sem manchas e mofo - e suas combinações, sem demora. Por isso, separamos algumas dicas retiradas do livro Personal Stylist - Guia Para Consultores de Imagem, de Titta Aguiar.

Segundo a organizadora de ambientes Cristina Papazian, ao organizar um guarda-roupa feminino, comece pela limpeza. Use uma flanela úmida para retirar o pó e, em seguida, passe uma seca. Nunca use ceras ou lustramóveis, pois com a alteração da temperatura, o produto acaba se deslocando da madeira e indo para as roupas. 

Se você gosta de armário perfumado, esqueça! O perfume deve vir do amaciante de roupas, e quem deve estar perfumada é a pessoa que vai usar as roupa. O correto é que o armário não tenha cheiro nenhum. Não coloque sabonetes dentro de gavetas, pois como é um produto feito para interagir com a água, pode acabar dando umidade. Evite também os sachês perfumados, já que eles servem como alimento para traças, baratas e formigas. Uma ótima opção para evitar umidade no guarda-roupa é fazer saquinhos de tule com giz, pois o giz é à base de cal e combate a umidade. E coloque-os pendurados nos cabides e não em gavetas, pois ele pode manchar as roupas.

Os cintos não devem ser enrolados ou dobrados, e sim pendurados pela fivela em cabides especiais ou ganchos fixados no armário. Use cabide de saia para as calças, que devem ter o cavalo voltado para o fundo do armário. Para vestidos, principalmente de alças, é necessário o uso de cabides com nervuras. Já para blazer ou casaco, é necessário que o cabide tenha a parte lateral ovalada, mantendo a estrutura da peça para não criar vinco no ombro nem deformar a ombreira. Tudo o que não amassa deve ser guardado em gavetas, menos as peças de tricô.

Camisetas armazenadas em gavetas devem ser dobradas e depois enroladas em rolinho e dispostas conforme a cor. Roupas e acessórios de praia devem estar guardados em uma mesma gaveta, inclusive o chinelo de praia.

Para os sapatos, armazene-os em prateleiras especiais; os de salto alto, em gavetas armadas, e todos separados por cor; os melhores e menos usados devem ser colocados dentro de saquinhos de TNT. Já as bolsas podem ser guardadas na prateleira. Se o espaço for pequeno, coloque as pequenas dentro das grandes, desde que não as deformem. As echarpes e lenços podem ser enrolados em rolinhos de papel-filme ou fixados com elásticos ou fita, e guardados em uma caixa impermeabilizada. Guarde as bijuterias em uma frasqueira ou caixa impermeabilizada.

07/08/2017 - 13:08

Conecte-se

Revista Manequim