Conheça os tipos de zíperes e aprenda a usá-los

Os zíperes oferecem acabamento, praticidade e charme a roupas e acessórios. Se você costura, precisa saber qual é a finalidade de cada um para aplica-lo corretamente

Texto: Camila Suares | Fotos: Shutterstock

ZIPER | <i>Crédito: SHUTTERSTOCK
ZIPER | Crédito: SHUTTERSTOCK
Seja em calças, vestidos, saias, jaquetas ou bolsas e independentemente do tecido – pode ser jeans, alfaiataria ou couro ...  Se você reparar, lá estão eles, os zíperes. 
Preste atenção nas dicas: “para aplicar, primeiro coloque de um lado da peça e depois do outro. Se o zíper for maior, corte o final e faça um acabamento com agulha de mão e linha. Assim o cursor não sai dos trilhos”, aconselha Thayna Figueiredo, do ateliê rainhas da costura. Veja a seguir quais são os tipos e descubra em quais casos cada um deles é utilizado:
Zíper fechado 
Leve e flexível, é o mais comum. Usado em quase todos os tipos de tecidos. Uma opção interessante que resiste ao calor e a ferrugem.
Zíper invisível
Quase não dá para vê-lo! Discreto e com o puxador em forma de gota, serve para saias, vestidos e blusas mais delicadas.
Zíper aberto
Próprio para usar em cima e embaixo, já que possui dois puxadores. É ideal para roupas com a frente totalmente aberta, como por exemplo: casacos. 
Zíper de metal
Diferente da maioria, este tem os dentes colados separadamente. O acabamento é mais requintado para reforçar uma roupa mais pesada.
Zíper de plástico
Assim como o de metal, os dentes são pregados um a um. Colorido e divertido, é utilizado em bolsas e nécessaires.

27/04/2015 - 10:00

Conecte-se

Revista Manequim
Coleção CARAS