Guia do xadrez: tudo o que você precisa saber sobre a estampa do momento

Com vários tipos, tamanhos e estilos, ele faz bonito em casacos, calças e até camisas. Escolha o seu!

Texto: Redação Manequim

Veja nosso guia com todos os tipos de xadrez | <i>Crédito: Lamb Taylor
Veja nosso guia com todos os tipos de xadrez | Crédito: Lamb Taylor

A padronagem xadrez é um clássico do vestuário. Ela pode aparecer com cores e desenhos diferentes, ora vibrantes, ora neutras. São usadas para confeccionar roupas masculinas e femininas dos mais variados tipos, de peças de alfaiataria a moda praia. Além disso, as listras e os tecidos em padrões xadrez conferem estilo e identidade. Uma mesma calça com listras risca-de-giz, por exemplo, se transforma completamente ao ser feita em xadrez escocês.  Veja, abaixo, os mais variados tipos e escolha o seu preferido.



PRÍNCIPE DE GALES 

Tecido de lã em padronagem escocesa com riscas finas e irregulares. Os tons sóbrios predominam, como cinza, preto e branco.



TARTà

Feito com blocos retangulares coloridos, era empregado em saias kilts de clãs escoceses. Hoje, aparece em roupas e itens de decoração.



MADRAS 

A padronagem é a mais delicada entre os xadrezes. A principal característica são os fios leves e multicoloridos de linho ou algodão.



BURBERRY 

Foi criado em 1901 para estampar o forro do famoso trench coat da grife de mesmo nome. Tem as cores bege, preto, vermelho e branco.



VICHY

Os quadriculados lembram uma toalha de piquenique. O padrão é normalmente em branco e mais uma cor, como o vermelho.



ARGYLE

Composto de desenhos hexagonais dispostos sobre fundo liso. Foi desenvolvido do tartã. É muito utilizado em cardigãs e meias. 



GRUNGE

Este xadrez de cores contrastantes, que tem o preto como destaque, e quadros bem definidos, virou um dos símbolos do movimento grunge, dos anos 1990. Na época, as camisas com este tipo de padronagem eram usadas amarradas na cintura ou combinadas sobre camisetas.



CLÁSSICO

Preto, branco, cinza e toques de vermelho ou branco dão a cara a esta padronagem tradicional, ótima para a alfaiataria. Desenhos, como príncipe de gales e pied-de-coq, fazem parte deste estilo, bom para calças, saias e casacos. É usado tanto para roupas femininas quanto para masculinas.



FOLK

Combinação de cores vivas, como vermelho, turquesa, verde e roxo, com tons terrosos de marrom e bege, lembram as roupas típicas de vários povos. A padronagem combina em cheio com xales, echarpes, vestidos,
camisas e até mesmo com acessórios variados.



COLLEGE

Esse xadrez vem dos uniformes das escolas inglesas. Os desenhos são menores e têm o vermelho, o verde e o azul-marinho como cores principais, sempre cruzadas por finas linhas brancas. Indicado para saias, casacos e camisas, é uma padronagem para roupa jovem.


07/07/2017 - 17:00

Conecte-se

Revista Manequim