Quer alavancar a carreira? Confira as principais lições de bons costumes no escritório

O novo livro da consultora de imagem é um verdadeiro guia de atitudes (sim, inclui o tema estilo) para ter sucesso no dia a dia profissional

Texto: Redação Manequim

Dicas práticas e básicas para alavancar o relacionamento no escritório | <i>Crédito: Shutter
Dicas práticas e básicas para alavancar o relacionamento no escritório | Crédito: Shutter

Em  Chic profissional: Circulando e trabalhando num mundo conectado, livro que acaba de chegar às livrarias de todo o Brasil, Gloria Kalil faz um guia completo para seguir uma jornada de boa convivência e elegância no universo profissional. 

Entre uma dica e outra de atitude, a consultora de imagem também traz lições espertas de como o estilo pode ajudar a alavancar ou não uma carreira. Confira:

O que vestir? “Roupa de trabalho tem características próprias que devem evidenciar a sua personalidade e a da empresa. Se elas não chegarem a um acordo, você possivelmente está trabalhando no lugar errado.”

Se o emprego é novo... “Preste atenção ao modo como se vestem suas/seus futuros novos colegas e vista-se mais ou menos iguais a  eles. Não pareça um peixe fora d’água com uma roupa completamente diferente”

Quer se ambientar com rapidez no local de trabalho? Anote:

“Apresente-se bem e rapidamente. Cumprimente seus vizinhos de mesa, diga seu nome e peça as coordenadas a eles. E na hora do almoço, peça para ir junto e faça perguntas sobre a função de cada um." Mas... "Não faça perguntas pessoais logo de cara”

"Se alguma coisa incomodar – lugar da mesa, falta de limpeza, barulho... – fale com o RH. Não reclame com os colegas." 

"O ar-condicionado da sua sala é mais gelado do que o pico do Everest? Traga uma malha, um cachecol e não reclame; ninguém tem pena de quem sente frio, mas morre de dó de quem trabalha suando numa sala quente."

Rotina digital

Tem um grupo de whatsapp  com a equipe? "Eles são muito práticos, mas não abuse. Mantenha foco no assunto comum que diz respeito à maioria das pessoas. Não se dirija a só uma delas nem inicie uma conversinha paralela. Se o assunto interessa só a um contato, chame-o em uma janela privada, óbvio."

"Em reuniões, coloque seu celular no silencioso e olhe para a pessoa que está à sua frente. Ficar de olhos baixos checando seus recados dá a impressão de que você não está ouvindo nem prestando atenção no seu interlocutor."

 

09/10/2017 - 09:05

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