Saiba como deixar suas roupas com cara de novas sempre

Personal Organizer dá dicas práticas de como conservar as peças

Redação Manequim

Peças mais volumosas devem ser guardadas em capas feitas de plástico e tecido, elas isolam a roupa e protegem contra mofo e odores ruins | <i>Crédito: iStock
Peças mais volumosas devem ser guardadas em capas feitas de plástico e tecido, elas isolam a roupa e protegem contra mofo e odores ruins | Crédito: iStock

Roupas amassadas, amareladas, cheias de manchas... Sem os cuidados necessários, as peças acabam durando muito menos tempo que o esperado, causando frustração, gastos a mais e um trabalho redobrado na hora de escolher o look para sair de manhã. Para acabar com esse problema, a Personal Organizer Carol Rosa selecionou dicas especiais para fazer aquelas peças queridas durarem muitos carnavais. De quebra, ainda deu dicas de organização que facilitam muito o dia a dia.

Mofo e cheiro de guardado

Uma das maiores reclamações é o cheiro de guardado que fica nas roupas que costumam passar mais tempo dentro do armário, ou pior, quando o mofo e o bolor tomam conta da peça. “A principal dica é sempre guardar as roupas limpas e higienizadas, principalmente as peças de inverno. Se o guarda-roupa for úmido, aposte em soluções como as pedras de cedros ou produtos especializados encontrados nos supermercados. Outra dica para aquelas peças mais volumosas é guardá-las em capas feitas de plástico e tecido, elas isolam a roupa”, explica Carol. 

Manchas difíceis

Sabe aquela mancha que não sai de jeito nenhum? Existe um modo seguro de livrar-se dela sem colocar a peça em risco. “A água sanitária pode ser vilã quando o assunto é acabar com as manchas sem estragar os tecidos, mesmo quando falamos de peças brancas. Além de amarelar muito fácil, pode desgastar o tecido”, ressalta. “Geralmente, a recomendação é aplicar água morna com uma medida do produto tira-manchas da sua confiança encontrado no supermercado, deixar agir por alguns minutos e em seguida esfregar. Depois, siga com a lavagem normal na máquina e, caso ache necessário, acrescente mais uma medida do tira manchas junto com o sabão em pó. No Brasil nem todo mundo tem esse hábito, mas o melhor é usar sabão, amaciante e tira-manchas na máquina. Esse é o modo mais seguro de manter a qualidade do tecido e dizer adeus para as manchas”, ensina.

Roupa amassadas

Na hora de tirar a peça do guarda-roupa, a surpresa nem sempre é positiva. Quantas vezes as peças aparecem completamente amassadas, dando a impressão que nunca foram passadas? “Esse é um problema comum para quem não guarda as peças do jeito adequado. Muitas pessoas reclamam comigo que acabam tendo trabalho redobrado. Elas passam as roupas, guardam e na hora de usar precisar passar novamente”, explica. “O modo que as peças são armazenadas garante que elas continuem passadas mesmo depois de meses dentro do armário”, ressalta.

Como guardar:

- Camisas: camisas finas e sociais devem ser penduradas, já que elas amassam muito fácil. Fechando todos os botões você garante que a peça continue no formato adequado.

- Tricot: o ideal é que sejam dobrados, pois caso sejam pendurados seu peso pode danificar as peças.

- Calças: Se o guarda-roupa for espaçoso o ideal é que elas fiquem todas penduradas, sempre com o cavalo no sentido da "voltinha" do cabide. Caso não tenha espaço para todas, deixe os jeans dobrados, eles apresentam mais estrutura e são mais difíceis para amassar.

- Camisetas: Podem ser dobradas e acomodadas em forma de cascatas nas gavetas. Evite fazer rolinhos, esse formato pode danificá-las. O ideal é dobrá-las ao meio e ao meio novamente, deixando a parte estampada aparente para fácil identificação na hora do uso.  

Roupas do bebê

Tem bebê chegando em casa? Os cuidados com as peças dele também devem ser diferenciados, como explica a especialista. “Quando falamos de bebês menores de seis meses, as peças devem ser lavadas separadamente, sempre priorizando o uso de sabão de coco ou sabão próprio para crianças dessa idade. O tira manchas também pode ser usado, mas é importante enxaguar bem as peças, garantindo que todo os resíduos do produto saiam durante a lavagem.”

 

26/07/2017 - 14:00

Conecte-se

Revista Manequim