URBANAS retrata o street style da mulher brasileira

Livro e web documentário traz a diversidade da moda nas ruas de São Paulo

Texto: Redação Manequim

A obra é comercializada em quatro capas diferentes: azul, laranja, rosa ou verde | <i>Crédito: Divulgação
A obra é comercializada em quatro capas diferentes: azul, laranja, rosa ou verde | Crédito: Divulgação
Como já aconteceu em grandes metrópoles como Londres e Nova York, chegou a vez de São Paulo ganhar um livro de street style. URBANAS mostra a diversidade da mulher brasileira apresentando, em suas 260 páginas, cerca de 180 mulheres contemporâneas que habitam - ou transitam - pela paulicéia, registradas por uma nova geração de fotógrafos, entre 2008 e 2016. O lançamento do livro será nesta quarta-feira, 17 de maio, às 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo. No intervalo dos autógrafos, será exibido um filme de 15 minutos no mesmo espaço, às 20 horas. 

Além de documentar o genuíno espírito da moda de nosso tempo - a chamada "moda das ruas", URBANAS traça paralelos a partir de uma abordagem antropológica cultural sobre questões vinculadas a trajetória das mulheres na luta por independência e realização. "Neste momento em que a questão feminina é tão premente, percebo ser imprescindível que as mulheres tenham voz e espaço para se expressarem, deste modo URBANAS amplia o espectro dos tradicionais livros de street style" relata Ricardo Feldman, autor. As escolhas se pautaram na intuição e magnetismo das ruas. Nas estações de metrô, nos centros culturais e comerciais, em festas e locais religiosos, São Paulo revela um caleidoscópio de estilos ao celebrar as diferentes facetas das mulheres do País. "URBANAS revela uma série de exercícios de individualidade e empoderamento, comprovando que o vestir continua uma das armas mais eficazes na conquista das liberdades" define Érika Palomino no texto de quarta capa do livro. 

Desvendar São Paulo e observar as mulheres retratadas em URBANAS nos revela influências de diferentes épocas e lugares em uma grande explosão de universos pessoais. "Ser diferente que era antes motivo de medo, passou a ser a premissa número um para alguém se destacar e deixar sua marca" descreve o stylist Dudu Bertholini no prefácio da obra. 

Ricardo Feldman é sócio fundador da Livre Conteúdo, editora e produtora de conteúdo. Realizou diversos projetos culturais ligados a moda, entre eles a curadoria da exposição Bailes do Brasil, no Solar da Marquesa em SP com o designer Jum Nakao; a direção da exposição Flávio de Carvalho Desveste a Moda Brasileira, realizada no MUBE – SP e MAM- RJ; a edição dos livros Sapato de Mulher, um Passeio pelo Imaginário das Brasileiras e 30 anos de Moda no Brasil. É publisher da Revista s/n e conselheiro do Theatro São Pedro e Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo.

15/05/2017 - 20:38

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