Cinco dicas para recuperar a boa forma depois da gravidez

A personal trainer Gabriela Cangussú, especialista em treinamento para mulheres, ensina regras básicas para quem quer perder peso depois da gestação

Texto: redação Manequim

Mamãe Sarada | <i>Crédito: Divulgação
Mamãe Sarada | Crédito: Divulgação

O nascimento do bebê é um momento de grande alegria para as famílias, mas também de muitas mudanças para as mulheres. Se deparar com o corpo novo, a rotina com o bebê e todas as emoções que surgem, é algo bastante complexo. Segundo a personal trainer Gabriela Cangussú, da Mamãe Sarada, estar com a autoestima em alta é essencial para lidar melhor com todos esses conflitos, além de transmitir segurança e tranquilidade ao bebê. 

Confira cinco regras para recuperar a boa forma depois da gravidez: 

1 - Reserve 14 minutos do seu dia 

Um bebê requer muita atenção, e por isso fica difícil ter um tempo para cuidar do próprio corpo. A solução, portanto, é aproveitar os raros momentos. “Tive dois bebês e sei que não é fácil. Por isso, criei aulas com a duração de apenas 14 minutos diários para as minhas alunas - é o suficiente para fazer o corpo se adaptar a um ritmo de treinamento,” explica Gabriela. 

2 - Comece devagar 

Muitas mulheres querem recuperar o corpo que tinham antes da gravidez em apenas uma semana. Mas, infelizmente, não é possível. É preciso muita dedicação para começar a sentir resultados. Antes de iniciar qualquer atividade física após a gestação, a primeira regra é pedir liberação para o médico. Feito isso, comece um treinamento leve, seguindo corretamente as instruções de um profissional. “Os resultados vão surgir com certeza, mas é preciso que haja frequência e paciência. Não adianta se matar nos exercícios um dia e esperar que os resultados apareçam”, diz. 

3 - Aumente a intensidade aos poucos 

Em geral, os médicos liberam para os exercícios mais puxados depois de 45 dias se a mulher passou por uma cesária, ou depois de 30 dias, se a mulher passou pelo parto normal. O exercício de alta intensidade é fundamental para a perda de peso, principalmente quando se tem pouco tempo por dia para se dedicar. Caminhadas fortes, passando aos poucos para a corrida; ou subir lances de escada também são ótimas opções. O importante é colocar o corpo em movimento e ter uma disciplina diária. 

4 - Foque nas regiões mais afetadas 

A gestação afeta partes específicas do corpo feminino, como abdome, quadril, coxas e bumbum. Essas partes acumulam gordura mais facilmente, e para perdê-la é importante investir em exercícios aeróbicos e localizados. Além disso, a atividade física vai ajudar também na tonificação de todas essas regiões e no fortalecimento para realizar tarefas do dia a dia, como carregar a criança e na postura. 

5 - Não se culpe 

O psicológico conta muito em qualquer treinamento. Após o parto, é comum que as mulheres não se reconheçam ao olharem para o espelho e se culpem por não terem conseguido manter uma dieta mais regrada durante a gestação. “É preciso lembrar sempre que a gravidez tem um propósito, que é o de gerar uma vida, algo especial”, afirma a personal. É preciso que a mamãe se permita viver este momento tão mágico. Trabalhar a autoestima tem a ver com isso também. O seu corpo não é mais o mesmo? Ok. Mas com calma, disciplina e poucos minutos por dia, você pode retomar sua forma antiga.

19/09/2016 - 09:58

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